terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Geografia - Uma Brevíssima História da Geografia

A grécia foi o berço da geografia, os gregos a consideravam como a ciência de descrever o globo terrestre.

Durante a idade média a geografia ficou quase que estagnada e os seus poucos avanços foi na área de cartografia, com o aparecimento dos portulanos que eram nada mais que simples mapas usados para navegação.

No século(19) a geografia ganhou importância e houve o aparecimento das primeiras escolas sobre geografia.Nesse mesmo século ocorreu a formação de dois tipos diferentes de escola, a escola determinista Alemã e a escola possibilista Francesa.

A escola determinista Alemã foi a primeira escola sobre geografia e foi criada por Ratzel, considerado por muitos o pai da geografia. Sua tese era a de que o meio determinava o homem.
Em contra partida, surgiu na França a escola possibilista Francesa, que defendia a tese de que o homem tem a capacidade de controlar o meio.

No pós guerra fria surge duas escolas diferentes.A escola quantitativa e a escola marginal Francesa.

A escola quantitativa, que sobrevive até hoje nos Eua, surgiu no continente americano e defendia a tese de que era importante conhecer o espaço para poder dominá-lo.
Já a escola marginal Francesa procurava fazer uma crítica sobre o espaço através de uma visão Marxista.

Atualmente na grande maioria dos países estuda-se o que chamamos de geografia crítica/moderna/nova/atual que nada mais é que uma herança da escola marginal Francesa.Possui também um lado crítico, como o da escola marginal, porém, essa escola não utiliza-se de uma visão Marxista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário