quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Geografia - Milton Santos e a Escola Crítica

Milton Santos nasceu na Baiha, veio estudar geografia em São Paulo e se aprofundou na França, onde teve aulas com os Marginais Franceses. Voltou para o Brasil com a ideia de que a Escola Marginal Francesa já estava ultrapassada, com alguns princípios ainda interligados a guerra fria, como a adoção de uma visão Marxista.

Milton Santos hoje é o maior nome da atual escola geográfica, a escola crítica, concentrava seus estudos principalmente na geografia humana: na 3ª revolução industrial e na globalização.

Para Milton Santos Globalização era o espaço mundial completamente integrado e transformado, sua ideia era de que não havia mais o espaço natural, pois mesmo o homem nunca estando em contato com alguns locais já os mapeou ou fez fotos de satélites. Outra idéia era a de que a globalização juntamente com a 3ª revolução industrial trouxe mudanças estruturais no mundo como: a padronização dos espaço, explosão dos fluxos e um aumento na desigualdade. Essas características são favoráveis às multinacionais que, segundo Milton, dominam o espaço geográfico por comandar o capitalismo, uma vez que o sistema capitalista é o principal responsável pela criação do espaço geográfico.

A sua principal ideia foi a de que hoje o mundo é regido pelo meio Técnico-Científico-Informacional, que pode ser explicada de uma forma um tanto quanto simples como a sociedade sendo regida pela junção dos meios da técnica, da ciência e da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário