segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

História Geral - Da Caça à Escrita

A história aprendida no ensino médio é dividida pelos períodos antigo, médio, moderno e contemporâneo, seguindo a ordem cronológica, porém, uma outra divisão poder ser feita a em que os modos de produção são fatores que dividem os períodos, sendo essa divisão não cronológica e até mesmo diferentes em épocas iguais.Meio confuso não?!
Bom primeiro vamos entender o conceito de Modo de produção: Forma de organização da vida, constituída de partes articuladas, no qual o econômico exerce papel dominante.
Exemplos de modos de produção: Comunitário/asiático/escravista/germânico/feudal/capitalista.
Seguindo a ordem cronológica pode-se ver diferentes tipos de produção.
Pré-História: Modo de produção comunitário, compreende um período muito extenso, já que a pré-história é determinada pelo começo da nossa espécie até os anos 4000A.C. aproximadamente, período no qual a raça humana era iletrada.
Paleolítico:Modo de produção Comunitário, no qual as mulheres detinham a autoridade, pois os homens dedicavam o seu tempo na caça de alimentos para a sociedade.Eram nômades e viviam em hordas(bandos).
É no período paleolítico que o homem passa a ter o domínio do fogo, que é uma das mais importantes revoluções culturais, com o fogo o homem pode passar a dormir em cavernas escuras para uma maior proteção, a socialização e a palavra articulada também surgiram em função dessa descoberta.
Nesse período ocorreu também a maior revolução de toda história humana.Maior que a revolução industrial, aeroespacial ou da internet.É a revolução agrícola, que transformou o nômade em sedentário, e como a agricultura não roubava todo o tempo que a caça necessitava o homem passou a possuir algo que faz dessa revolução a mais importante:Tempo Livre.
Neolítico:Modo de produção baseado principalmente na Coleta de alimentos produzidos a partir da agricultura.
É caracterizado pela sedentarização e aperfeiçoamento da agricultura e criação de animais.A tecnologia evoluiu muito rapidamente, devido ao tempo livre.
É no período Neolítico que surge o conceito de propriedade privada já que algumas áreas eram mais agriculturáveis que outras.Ter o poder da força física se torna algo imprescindível para defesa de sua propriedade, sendo assim, a autoridade passa da mulher para o homem.
***"A propriedade privada introduz a desigualdade entre os homens, a diferença entre o rico e o pobre, o poderoso e o fraco, o senhor e o escravo, até a predominância do mais forte. O homem é corrompido pelo poder e esmagado pela violência"Jean-Jacques Rousseau
Nesse período ocorreu também a formação de classes sociais e comércio, devido a produção excedente, trocas eram realizadas entres as pessoas, as que não possuíam uma propriedade privada trabalhavam para outras para ter como se sustentar e assim, com a diferenciação social foi se desenvolvendo a revolução urbana com a criação das cidades.Cidades que podiam ser formadas por dois fatores:
*Sendo um lugar de reunião para troca de excedentes agrícolas.
*Fechando-se, quase como um feudo, para se proteger de ataques.
Dentro dessas cidades conflitos apareciam, para cessar esses conflitos leis eram criadas e com a necessidade de que essa lei fosse passada para todos e perpetualizada surgiu-se a escrita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário