quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

História Do Brasil - O Pioneirismo Português

Portugal foi o primeiro reino a se transformar e um Estado-Nação, e durante os anos de (1140-1383) fora comandado pela dinastia Borgonha. Em 1383 o rei de castela tenta anexar Portugal se casando com a filha do recente falecido rei(D. Fernando). Para evitar a anexação de Portugal à castela os portugueses, principalmente a ordem dos Cavaleiros de Avis, liderados por D. João(irmão bastardo do falecido D. Fernando) reagem, passagem que ficou conhecida como Revolução de Avis, e D. João assume o poder de Portugal.

O Estado Feudal Português: Por ser comerciante, a ascensão de D. João trouxe vantagens aos comerciantes como: O investimento em navios, a unificação da moeda portuguesa e segurança aos comerciantes porém, nada mudava na estrutura feudal.O clero e os nobres continuaram com seus privilégios exclusivos como o não pagamento de impostos e o recebimento de pensões.
***"Apoiava o desenvolvimento do capitalismo para manter a estrutura feudal" - Prof. Marcos

O Pioneirismo Português: Portugal também foi o Estado que deu origem a expansão marítima por vários motivos.
A falta de metais amoedáveis, a busca por rotas alternativas de comércio com o Oriente e o espírito Cruzadista (busca por novas terras, títulos de nobreza e expansão do catolicismo) fizeram Portugal se lançar em busca de novas terras e rotas comerciais.
A revolução de Avis, a localização geográfica, a estabilidade interna e a tecnologia da arte náutica através do contato com os Árabes fizeram com que Portugal fosse o primeiro Estado a se lançar para o oceano.
Espanha, França e Inglaterra, não acompanharam Portugal de início, pois estavam em guerra.A espanha contra os Árabes na Guerra de Reconquista e França e Inglaterra lutando entre si na Guerra do Cem anos(Logo após o termino das guerras estes países passaram a participar da expansão marítima européia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário